Search
Close this search box.

Celebração Do Centenário De N. Sra De Fátima

Celebração Do Centenário De N. Sra De Fátima

Os cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima foi comemorado no dia 13 de maio em várias partes do mundo. Na noite de sábado, o pátio da igreja de Santa Luzia, na Gardênia Azul/RJ, recebeu muitos fiéis para a missa campal celebrada pelo pároco Robert Chrząszcz em honra ao centenário de Fátima e outros momentos especiais desta paróquia.

O padre lembrou o seu 23º aniversário sacerdotal, completado em 14 de maio, e também deu as boas-vindas ao novo seminarista, Pedro Britto. Outro momento importante foi a Consagração à Maria da jovem Fernanda Gonçalves, coordenadora do Encontro de Jovens Com Cristo/EJC.

Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez na Cova da Iria (lugarejo próximo à cidade de Fátima em Portugal) para as crianças Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco Marto, 9 anos e Jacinta Marto, 7 anos. A história foi contada em detalhes pelo padre Robert que também falou da Canonização de Francisco e Jacinta realizada pelo Papa Francisco neste 13 de maio; e do caso do menino paranaense Lucas, que em março de 2013, caiu de uma janela há mais de seis metros vindo a sofrer um grave traumatismo craniano com perda de tecido cerebral. A sua cura sem nenhuma sequela foi atribuída a um milagre de Fátima com intercessão dos irmãos Francisco e Jacinta.

Seguindo a tradição portuguesa dos devotos de Fátima, o pároco Robert conduziu uma procissão pelo pátio da igreja e as crianças vestidas de anjo fizeram a coração da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, Fernanda foi convidada para subir ao altar aonde comungou, leu seus votos e assinou sua consagração. Ela revelou que depois de conversar com amigos e sentir uma necessidade enorme de servir a Maria iniciou a preparação durante 283 dias. O método desta Consagração foi o de São Luís Maria Grignion de Montford, que é considerado como uma verdadeira devoção à Virgem Santíssima.

Ao final da missa jovens do Encontro de Jovens com Cristo/EJC rezaram dez ave-marias com a participação de famílias da catequese e de toda a assembléia. Sob as vozes dos jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo/EAC as 34 pastorais e movimentos da paróquia de Santa Luzia criaram o mural SIMPLESMENTE MARIA com diferentes imagens em que Maria está representada.

O celebrante, que em muitos momentos falou sobre a importância do conhecimento das vontades e desígnios de Deus e de rezar o terço em benefício da paz mundial, mostrou todo seu empenho para realizar missa nos próximos meses, a cada dia 13, para concluir as seis aparições de Fátima. “Escolhemos fazer aqui do lado de fora, perto da nossa imagem de Fátima, para mostrar que queremos seguir os seus pedidos” explicou o pároco Robert

Share this post:

Want To Support Our Cause?