Search
Close this search box.

Como Se Preparar Para A Confissão?

Como Se Preparar Para A Confissão?

O Papa Francisco se confessando

No dia 11 de dezembro, às 19h, acontecerá o Mutirão de Confissão, em preparação para o Natal. A fim de ajudar a preparação para se confessar, a primeira coisa que precisamos  realizar é um sério exame de consciência, para o devido arrependimento e confissão dos pecados ao sacerdote.

Disponibilizamos abaixo alguns exames de consciência para cada faixa de idade (Crianças, Jovens e Adultos).

Se prepare para a confissão! Cristo quer perdoar os seus pecados, através do sacerdote ordenado: “A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos“. (Evangelho de João 20, 21-23)

Como se confessar?

  1. Faça um exame de consciência (Faça uma lista, se necessário. Tendo como base os 10 mandamentos).
  2. Se arrependa com toda sua alma. Arrependimento é o mais importante!
  3. Confessar os pecados ao sacerdote.
  4. Propósito de cumprir a penitência.
  5. Propósito de, com a graça de Deus, NUNCA MAIS cometer os mesmos pecados.

=====================================================

1. EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA CRIANÇAS

– Rezo as minhas orações?

– Fui à Missa aos Domingos?

– Falei do nome de Deus sem necessidade?

– Estive desatento ou portei-me mal na Missa ou na Igreja?

– Ajudei lá em casa?

– Fui egoísta ou não tratei com carinho os meus pais e os meus irmãos?

– Obedeci aos meus pais e aos meus professores?

– Partilho os meus brinquedos com as outras crianças?

– Fui impaciente? Fiquei irritado ou fui invejoso?

– Fui egoísta ou insisti com teimosia em fazer a minha vontade?

– Estou distraído e perco tempo durante as aulas?

– Faço os trabalhos de casa o melhor que posso? Copiei nos testes?

– Fiz bagunça ou confusão com os meus amigos e colegas?

– Magoei alguém, dizendo mal dessa pessoa a outros?

– Menti?

– Roubei alguma coisa? Parti ou estraguei alguma coisa dos outros?

– Dou bom exemplo?

– Tenho incentivado os outros a fazer coisas erradas?

– Fui egoísta nos meus pensamentos e ações?

– Tenho ciúmes dos outros?

– Deixei alguém fora dos meus jogos?

– Rezei pelas pessoas e tentei ajudá-las a ficar mais perto de Deus?

=====================================================

2. EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA JOVENS

1º Mandamento: Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.

Procuro aumentar a minha fé e o meu amor a Deus Nosso Senhor? Rezo todos os dias ao levantar e ao deitar? Deixei de confessar pecados graves na confissão por vergonha? Comunguei sabendo que estava em pecado mortal? Respeitei o tempo de jejum (não tomar alimentos durante uma hora) antes de comungar? Pratiquei a superstição, magia, ou o espiritismo?

2º Mandamento: Não invocar o Santo nome de Deus em vão.

Falei sem respeito o nome de Deus, de Nossa Senhora, dos Santos, da Igreja, dos sacerdotes e das coisas sagradas? Jurei sem necessidade, e tenho esse mau costume? Fiz juramentos falsos? Fiz alguma promessa a Deus Nosso Senhor ou aos Santos, que ainda não cumpri?

3º Mandamento: Santificar os Domingos e festas de Guarda.

Faltei à Missa ao Domingo ou festa de Guarda por culpa minha? Creio em tudo o que a Santa Igreja Católica ensina? Confessei-me e comunguei ao menos uma vez ao ano?

4º Mandamento: Honrar para e mãe e os outros legítimos superiores.

Obedeci de boa vontade aos meus pais e às pessoas mais velhas? Disse mal deles ou tratei-os sem respeito? Entristeci-os com alguma coisa má que fiz? Procuro deixar arrumadas as minhas coisas? Estudo a sério em casa e na escola, reparando no esforço que os meus pais fazem por mim? Deixo-me levar pelo mau gênio ou aborreço-me muitas vezes sem grandes motivos? Zanguei-me com os meus irmãos? Fui teimoso? Sou egoísta com as minhas coisas e custa-me emprestá-las aos meus irmãos? Rezei pelos meus pais, irmãos, familiares e companheiros?

5º Mandamento: Não matar nem causar outro dano no corpo ou na alma a si mesmo ou ao próximo.

Procurei não fazer troça dos outros, não brigar e não fazer sofrer ninguém? Zanguei-me quando perdi algum jogo, ou soube aceitar com alegria a derrota? Perdoei as ofensas que me fizeram? Atendi com delicadeza os meus irmãos, os meus companheiros, os meus amigos, as pessoas que me servem? Tenho inveja dos outros? Dei sempre bom exemplo, sem fazer pecar os outros? Venci o mau gênio e o orgulho? Embriaguei-me ou tomei drogas? Procurei-me pelo bem do próximo, avisando-o de algum grave perigo material ou espiritual, em que se encontrava ou corrigindo-o como exige a caridade cristã? Dei do meu dinheiro alguma esmola para os pobres?

6º e 9º Mandamentos: Guardar castidade nas palavras e nas obras. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

Procurei afastar imediatamente todos os pensamentos indecentes? Consenti neles? Fiz ações indecentes, sozinho ou acompanhado? Tive conversas indecentes? Comecei-as eu? Assisti a diversões que me colocaram em ocasião de pecar: filmes indecentes, certas festas, leituras, revistas ou companhias…? Sou cuidadoso ao escolher os programas da TV?

7º e 10º Mandamentos: Não furtar nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo. Não cobiçar as coisas alheias.

Respeitei as coisas dos outros, não tirando nem querendo tirar, dinheiro ou qualquer outra coisa a ninguém? Devolvi as coisas que me emprestaram ou encontrei? Estraguei por querer as minhas coisas ou as dos outros? Gastei mal o dinheiro que me deram? Joguei lealmente, sem fazer trapaça?

8º Mandamento: Não levantar falsos testemunhos nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo. Disse sempre a verdade? Quando não digo a verdade é por vaidade? É para parecer mais do que sou ou tenho? Ou é por cobardia, para esconder o que fiz mal, ou fugir às minhas responsabilidades? Minto habitualmente, só porque digo que são coisas de pouca importância? Falei mal dos outros sem ser verdade? Deitei, com mentiras, as culpas para os outros? Falei sem necessidade das faltas dos outros? Dou-me conta de que, apesar dessas faltas serem verdadeiras, não devo falar delas? Julguei as ações dos outros com superficialidade? Comentei-as com os meus amigos? Descobri segredos? Copiei nos exames (colei nas provas)?

=====================================================

3. EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

Oração Inicial

Senhor Pai Santo, iluminai o meu coração com a graça do Espírito Santo para poder reconhecer com humildade os meus pecados e confessa-los com clareza e arrependimento sincero. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Exame inicial

Há quanto tempo não me confesso? Escondi, conscientemente, algum pecado grave em alguma confissão precedente? Confessei, o melhor que me lembro, o número de vezes que cometi cada pecado grave? Confessei com clareza os meus pecados ou fui demasiado genérico? Fiz a penitência que me foi imposta? Reparei as injustiças que cometi? Comunguei em pecado mortal? Respeitei o jejum eucarístico de uma hora antes da comunhão? Estou verdadeiramente arrependido dos meus pecados e luto para não pecar mais?

1º Mandamento: Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.

Duvidei voluntariamente da existência de Deus Pai, Filho e Espírito Santo? Acreditei apenas num ser supremo? Revoltei-me contra Deus nos meus sofrimentos? Deixei-me levar pelo desespero? Duvidei da bondade ou da omnipotência de Deus? Tive ódio a Deus? Esperei a vida eterna sem abandonar o pecado? Esperei a vida eterna confiando apenas nos meus esforços? Cometi pecados no intuito de confessá-los mais tarde? Tenho posto em dúvida ou negado, deliberadamente, alguma verdade revelada por Deus e como tal ensinada pela Igreja? Tenho rezado diariamente com atenção e devoção? Frequentei os sacramentos de má vontade? Leio e medito, com frequência, na Palavra de Deus? Procuro esclarecer e formar-me na fé com a ajuda do Catecismo da Igreja Católica? Defendi, por exemplo, que nos podemos confessar diretamente a Deus, ou que o “casamento” civil entre batizados é aceitável em certos casos, ou que todas as religiões são iguais? Li alguma coisa, ouvi alguma música, ou vi algum programa contra Deus, contra a Igreja ou contra os bons costumes? Recebi indignamente algum sacramento? Faltei ao respeito das coisas santas, por exemplo, conversando ou brincando dentro da igreja, vindo indecentemente vestido para a igreja, ou omitindo a genuflexão sempre que passo diante do Santíssimo Sacramento? Coloquei a minha vontade, as minhas ideias, o dinheiro, o trabalho, os divertimentos, o prazer, a fama, o poder ou alguma coisa criada em primeiro lugar na minha vida? Adorei a Satanás? Invoquei Satanás? Usei coisas, li textos, ou ouvi músicas que invocam explicitamente o demónio? Sou supersticioso? Pratiquei a magia, o espiritismo, fui à bruxa, a médiuns, ou a curandeiros? Pratiquei a adivinhação através da astrologia, do jogo do copo, do pêndulo, das cartas do tarô, da leitura da palma da mão ou coisas semelhantes a estas? Acreditei
em horóscopos? Usei amuletos como a ferradura, o corno, as figas, os cristais ou coisas semelhantes? Acreditei nas “energias”, nas ideias do Nova Era, na reencarnação, no Reiki, ou em coisas semelhantes?

2º Mandamento: Não invocar o santo nome de Deus em vão.

Blasfemei ou falei sem respeito contra Deus, contra os Santos ou contra as coisas santas? Falei mal da Igreja, do Papa, dos Bispos ou dos Padres Pronunciei levianamente ou sem respeito Nome de Deus, por exemplo, em anedotas ou piadas? Ou achei graça a tais piadas? Jurei sabendo que era falso o que prometia? Jurei fazer alguma coisa injusta ou ilícita? Roguei pragas? Deixei de cumprir algum voto ou promessa que tenha feito a Deus ou a algum santo?

3º Mandamento: Santificar os domingos e festas de guarda.

Faltei à Missa ao domingo ou em algum dia santo? Cheguei tarde à Missa por culpa própria? Trabalhei ou mandei trabalhar nesses dias sem grave necessidade? Dediquei nesses dias mais tempo a Deus, à família, aos pobres, aos doentes e ao descanso?

4º Mandamento: Honrar pai e mãe e os outros legítimos superiores.

Obedeci aos meus pais enquanto estive sob a sua tutela? Manifesto-lhes o devido amor, gratidão e respeito? Ajudo-os espiritual e materialmente? Entristeci-os com as minhas atitudes e comportamentos? Abandonei-os na velhice, ou na doença? Tenho rezado por eles? Zanguei-me com os meus irmãos? Maltratei-os? Tenho transmitido a fé aos meus filhos? Atrasei o seu baptismo, ou a sua primeira comunhão? Tenho-me empenhado na sua educação? Defendo-os do pecado? Dei-lhes maus exemplos? Corrigi com firmeza e paciência os seus defeitos? Fui amável com os estranhos e, ao contrário, pouco amável na vida de família? Usei palavras duras com o meu esposo(a)? Evitei as discussões diante dos filhos? Perdoo-lhe as suas falhas? Tenho-lhe faltado ao respeito? Ajudo, dentro das minhas possibilidades, os meus familiares nas suas necessidades espirituais ou materiais. Obedeço à Igreja, ou discuti os seus preceitos? Guardei a abstinência de carne nas sextas feiras ao longo do ano? Jejuei quarta-feira de cinzas e sexta feira santa? Confessei-me, pelo menos, uma vez por ano? Comunguei, pelo menos, uma vez por ano pela Páscoa? Tenho contribuído para as necessidades da Igreja segundo as minhas possibilidades? Obedeci ao Papa, ao meu Bispo e ao meu Pároco? Obedeci às justas determinações das autoridades civis?

5º Mandamento: Não matar nem causar outro dano no corpo ou na alma a si mesmo ou ao próximo.

Causei prejuízos ao próximo com palavras ou com obras? Desejei-lhe mal? Agredi alguém? Insultei alguém? Deixei-me levar pela ira? Alimentei pensamentos de vingança? Guardo, no coração, ódio ou rancor a alguém? Perdoei verdadeiramente as ofensas que recebi? Deixei de falar ou nego a saudação a alguém? Cheguei a ferir ou a tirar a vida ao próximo? Colaborei, de algum modo, em atos que ocasionassem a morte de um inocente? Pratiquei, aconselhei ou facilitei o crime gravíssimo do aborto? Defendi o aborto em certos casos? Fui gravemente imprudente na condução de veículos motorizados pondo em risco a minha vida e a dos outros? Cometi algum atentado contra a minha vida? Alimento pensamentos de suicídio? Embriaguei-me ou, levado pela gula, comi mais do que devia? Tomei drogas? Preocupei-me eficazmente pelo bem do próximo, advertindo-o de algum perigo material ou espiritual, em que se encontrava? Escandalizei o próximo, incitando-o a pecar, com as minhas conversas, o meu modo de vestir, ou convidando-o a praticar alguma má ação? Visto-me com decência ou sou sensual e provocante? Procurei reparar o mal que causei pelo escândalo?

6º e 9º Mandamentos: Guardar castidade nas palavras e nas obras. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

Consenti em pensamentos ou desejos contra a castidade? Fixei o olhar, falei ou li coisas sensuais ou obscenas? Vi pornografia? Procurei o prazer sexual por si mesmo, fora do ato conjugal? Tive liberdades no namoro? Respeitei o corpo da minha namorada (do meu namorado)? Pequei contra a castidade por atos? Sozinho (masturbação) ou acompanhado (adultério, fornicação, com pessoas do mesmo sexo)? Havia alguma circunstância – de parentesco, matrimônio, consagração a Deus, ou menoridade – que tornassem mais grave aquela ação? Vivo maritalmente com alguém com a qual não estou casado pela Igreja? Permiti situações que me colocaram numa situação próxima de pecado? Tenho em conta que expor-me a essas ocasiões já é pecado? Antes de assistir a um filme ou de ler um livro procuro informar-me sobre a sua classificação moral? Usei do matrimônio indevidamente procurando o prazer sexual fora do ato conjugal? Neguei ao meu cônjuge os seus direitos? Tive intenção de tornar o ato conjugal voluntariamente infecundo praticando assim a contracepção? Tomei a pílula, usei o preservativo, ou o dispositivo intrauterino, laqueei as trompas, ou interrompi o ato conjugal para evitar ter filhos? Aconselhei ou defendi a contracepção? Uso do matrimônio somente naqueles dias em que julgo não poder haver descendência? E auto deste modo sem razões graves? Faltei à fidelidade conjugal por pensamentos ou por ações? Mantenho amizades que são ocasião habitual deste pecado de infidelidade? Estou disposto(a) a abandoná-las?

7º e 10º Mandamentos: Não furtar nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo. Não cobiçar as coisas alheias.

Roubei algum objeto ou alguma quantia em dinheiro? Reparei os danos causados? Tive inveja dos outros? Cobicei as coisas alheias? Paguei aos outros os salários devidos pelo seu trabalho? Paguei os impostos? Trabalhei com empenho as horas que devia, ou desperdicei tempo no meu trabalho? Abusei da confiança dos meus superiores? Prejudiquei o Estado, por exemplo, abusando do fundo de desemprego ou da baixa médica? Desrespeitei os direitos de autor, copiando livros, software, filmes ou músicas, contra a vontade do autor? Devolvi ao respectivo dono coisas emprestadas ou encontradas? Aproveitei-me injustamente da desgraça alheia? Prejudiquei, de algum modo, o próximo nos seus bens? Enganei o próximo cobrando mais do que o valor justo combinado, ou alterando a quantidade ou qualidade dos bens ou dos serviços prestados? Reparei as injustiças que pratiquei? Tolerei abusos ou injustiças que tinha obrigação de impedir? Fiz acepção de pessoas ou manifestei favoritismos? Gastei mais do que permitem as minhas possibilidades? Desperdicei dinheiro no jogo ou noutras coisas fúteis? Tratei com cuidado das minhas coisas ou, por descuido, estraguei-as? Sei aceitar, com espírito cristão, a carência de coisas necessárias ou deixo-me vencer pela ira ou pela revolta?

8º Mandamento: Não levantar falsos testemunhos nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo.

Disse mentiras? Reparei os prejuízos causados? Minto habitualmente com a desculpa de que se tratar de mentiras que não prejudicam ninguém? Fiz juízos falsos ou temerários? Copiei nos exames? Utilizei cábulas? Revelei, sem motivo justo, defeitos graves alheios que, embora reais, não são conhecidos? Reparei de algum modo os prejuízos causados, por exemplo, falando dos aspectos positivos dessa pessoa? Caluniei, atribuindo ao próximo defeitos que não eram verdadeiros? Já reparei os males causados? Disse mal dos outros baseando-me apenas nos boatos que ouço? Colaborei, nas minhas conversas, na calúnia, na difamação ou na murmuração? Semeei discórdias e inimizades com as minhas palavras? Exagerei os defeitos do próximo? Gosto de ouvir falar mal do próximo? Caio com facilidade na crítica?

Ato de contrição: Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

=====================================================

Uma santa confissão!

Salve Maria!

Share this post:

Want To Support Our Cause?